segunda-feira, 7 de novembro de 2011

PAMUKKALE, TURQUIA

Pamukkale é conhecido como CASTELOS DE ALGODÃO. Um lugar mágico e com muita história. No mesmo parque das banheiras formadas em rochas calcárias, encontra-se a antiga cidade de Hierápolis, destino de alguns personagens bíblicos. Essa cidade, muito conservada, tem o seu Anfiteatro quase intacto e muitas ruínas, colunas, avenidas e ar de antiguidade.


Para viajar até este lugar incrível é mais fácil do que se imagina. Dá pra chegar no paraíso de carro, ônibus ou avião. As hospedagens são baratas e numerosas, dispensando reservas antecipadas. A comida é barata, variada e saborosa. A pequena cidade de Pamukkale não tem muita estrutura. Tudo gira em torno do parque, onde é possível passar um dia inteiro.

Então vamos por partes:

1. COMO CHEGAR: Pamukkale fica há aproximadamente 660 km de Istambul. Tem uma empresa de transportes e turismo chamada PAMUKKALE que faz viagens entre Pamukkale e várias cidades da Turquia, entre elas, Istambul. É uma viagem de mais de 12 horas, mas em ônibus confortáveis e com serviço de bordo. Até tela individual interativa, semelhante aos aviões, tem nesses ônibus. Não tenho informações sobre onde pegar esse ônibus em Istambul nem quanto vai custar, mas na cidade, parada obrigatória, será fácil obter informações nas agências de turismo e aeroportos. Eu fiz o trajeto de avião, com a empresa TURKISH AIRLINES, por sinal com excelente serviço, pontual, comida deliciosa e quente. O preço foi ótimo. Comprei a passagem via internet no site da empresa, ainda no Brasil. Paguei 90 reais pelo trecho de ida, por pessoas, com taxas incluídas. A viagem foi entre Istambul e o aeroporto de Denizli, o mais próximo de Pamukkale, há 68km. Do aeroporto tem ônibus direto ao terminal da cidade de Denizli, onde se pega outro ônibus/van local com destino a Pamukkale. Esse aeroporto fica numa região diferente para os olhos brasileiros. Local seco, parecido a um deserto. Vale muito à pena. O aeroporto é lindo, moderno e seguro. Aliás, para nós, tudo pareceu muito seguro na Turquia, mais do que na Grécia. Para os dois ônibus, separe 25 reais por pessoa. Ao chegar em Pamukkale, fique tranquilo, pois dá pra conhecer todas as ruas da cidade em menos de 40 minutos caminhando.
 
2. ONDE E QUANTO TEMPO FICAR: Ficamos no hotel KALE, com preços de albergue. Pagamos num quarto discreto, mas com ótima higiene, ar, cama boa, vista para os castelos de algodão, café da manhã delicioso, piscina, internet grátis e ambiente muito amigável e calmo, somente 45 reais para o casal. Recomendo no máximo duas diárias. Ficamos uma noite apenas e foi ótimo. Tem muita coisa linda pra conhecer na Turquia.
 3. O QUE COMER: Sugerimos os famosos kebabs como sempre, até porque a Turquia é o berço desse lanche delicioso. Também tem restaurantes com aspecto bem turco onde pode-se pedir pratos convencionais, massas, pizzas e uma panqueca especial feita na hora por uma cozinheira turca. Preços muito bons, tendo em vista que a LIRA TURCA vale o mesmo que o REAL. Come-se bem por menos de 10 reais por pessoa. Refrigerantes são mais baratos que no Brasil. No café da manhã da pousada/hotel, amamos comer azeitonas caseiras e queijo magro, além é claro, de pão, manteiga, leite, suco, etc. Azeitonas são servidas sempre e à vontade.
4. O QUE VISITAR: No hotel, eles vendem entradas mais baratas para o parque. Pagamos 18 reais por pessoa para passar o dia inteiro. Dá pra conhecer as ruínas, tirar muitas fotos, tomar banho nos castelos e andar muito. Prepare-se com água! Nessa região, procure as águas SIRMA. São as melhores. Muitas águas tem gosto europeu (pesadas), mas essa é ótima. Dentro do parque tem alguns opcionais que devem ser pagos à parte. Por exemplo, Banheiras Turcas - águas cristalinas (20 reais), Doctor Fish - Terapia dos peixinhos comendo impurezas nos pés (55 reais), Museu (4 reais), Parque das Piscinas (15 reais). Eu recomendo apenas o museu e as banheiras turcas.
Sendo assim, termino motivando você a não deixar de visitar esse lugar incrível e histórico.


Um abraço e MUITA viagem com POUCO dinheiro!
FMT
fernandotargas@hotmail.com

7 comentários:

  1. Felicidades amigo por tu blog. Ya lo he adherido a los que sigo por lo que quienes me siguen podran leer tus frescas cronicas de viajes.
    Un ciberabrazo desde el caluroso Paraguay
    Tu amigo Alejandro.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernando,
    Adorei tuas dicas e está tudo devidamente anotado com teu blog marcado nos favoritos. Mas preciso de mais alguns detalhes, será que vc poderia me ajudar? Eu poderia te adicionar no facebook pra isso?
    Penso em fazer essa viagem em janeiro, mas acho que não consigo mais um clima apropriado não? Em que época do ano vc foi? O post é de novembro do ano passado, ocasião em que eu tb estive na europa e já peguei inverno. Não sei como é o clima no leste europeu nesse período, na Turquia propriamente dita.
    Por onde vc começou sua trip?
    Nossa, tô sendo a chata que entra no blog e faz milhões de perguntas né? Sorry! Se puder, mas só se puder mesmo, me dá um feedback no e-mail e eu te adiciono no fb. Meu e-mail é andreabarbosa@icloud.com
    Bjs




    ResponderExcluir
  3. Fernando estou encontrando dificuldade em passar meu cartão mastercard na compra de passagem com a Turkish airlines. Em meu banco está tudo certo mas a operação não é finalizada. Vc sabe alguma coisa a respeito?
    Obrigada, Drika

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Drika, provavelmente a site está convertendo o valor para real e nossos bancos não aceitam.
      Verifique o site atentamente, deve ter alguma opção para conversão de moedas.

      Excluir
  4. Parabéns pela viagem e pelo blog, estou indo para a Turquia (Bodrum, Pamukkale, Konya e Capadócia) no próximo mês e suas dicas me ajudaram bastante.

    ResponderExcluir
  5. Nossa que saudade de pamukkale! Quero ir no verao agora! No meu blog tem fotos no inverno apenas :p tava 7 graus fora da agua, ficamos só com os pézinhos :) http://casalnomade.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  6. Ola, o que vc recomenda chegar em Istambul e ja conhecer a cidade e depois ir a pamukalle, efesos, capadocia e voltar para istambul e ir embora?

    ResponderExcluir