terça-feira, 25 de outubro de 2011

SANTORINI (THIRA), GRECIA


   A ilha de Santorini, é a ilha mais famosa da Grécia. Pra quem tem dinheiro sobrando, pode ser considerado um dos melhores lugares do mundo pra aproveitar. Pra incluir esta linda ilha no roteiro de aventureiros portadores de modestos contra-cheques, aqui vão algumas dicas: 
1. PRA CHEGAR NA ILHA, sugiro duas alternativas interessantes. A primeira, voando desde Milão, na Itália, com a easyjet, empresa de aviação considerada low cost (custo baixo). Encontre no site www.easyjet.com, passagens de ida e volta, com taxas incluídas, por menos de 75 euros por pessoa. A segunda, escolhida por mim, é ir de ferry/balsa desde Atenas. Passagens de ida e volta custam menos de 80 euros, com a vantagem de poder viajar a noite e economizar com hospedagem. Nesses ferries, tem poltronas reclináveis e estofadas que proporcionam um bom descanso, bons banheiros, sendo alguns com ducha. Sempre tem lugar sobrando, por isso, não compre passagens antecipadas. O percurso entre Atenas e Santorini dura entre 8 e 10 horas. Na embarcação tem restaurantes, mas com preços muito altos. Compre as passagens em vários lugares. Fácil de achar. São agências grandes em cada canto de Atenas e de toda a Grécia.


2.  PRA DORMIR NA ILHA, sugiro que você não faça reserva antecipada. Tem centenas de pousadas deliciosas e baratas em toda a ilha. Não se iluda em querer ficar no centro. Esse centro serve para passear em alguns momentos da viagem, mas praia mesmo, tem que ir de onibus ou com veiculo alugado. Eu fiquei no HOTEL AGAPI. Fica a 200mt do posto SHELL situado numa das ruas principais que levam ate o centro de Santorini. O hotel/pousada fica a pouco mais de 1km do centro da charmosa cidade. Paguei 25 euros a diária em apartamento com sacada, otimo banheiro, cozinha, ar split, TV e camas confortáveis. Tudo muito limpo e administrado por uma família. Uma bela piscina e sem desjejum. São 14 apartamentos. Também tem otimas opções nas praias de Kamari e Perissa, com preços semelhantes e de frente para o mar cristalino.
 



3. PRA TRANSITAR NA ILHA, sugiro o aluguel de um QUADriciclo. Depender dos onibus sai caro e tem que esperar muito nos pontos, que não são muitos. Depender de onibus e caminhadas nao é impossivel mas atrapalha. Alugar carro é sempre mais caro e as ruas da ilha são estreitas e com dificuldade para estacionar no centro dos bairros e praias. Alugue um QUAD na praia de PERISSA, ao lado da igreja. Pagamos 40 euros por 3 diárias, sem burocracia e com carteira de motorista brasileira para carro. Foi a melhor escolha. Saiu por menos de 15 euros ao dia e apesar do alto preço da gasolina, o QUAD é bem economico. Rodamos quase 300km e conhecemos a ilha de ponta a ponta, sem complicações e com muito visual! Como ficamos 9 dias na ilha, foram 5 dias dependendo de onibus e 4 dias de pura brisa no rosto.
4. PARA COMER NA ILHA, tem opções interessantes e saudáveis para fugir dos altos preços. Tem CARREFOUR, LIDL e outros mercados com produtos de qualidade e mais baratos do que no Brasil. Por exemplo, lata de atum por menos de 2 reais. Sucos naturais 1 litro por menos de 3 reais, etc. Por isso que vale a pena ter uma cozinha no apartamento da pousada. Quando desejar comer algo diferente, coma o delicioso KEBAB, com carne de frango ou ovelha, recheado de salada e etc. Isso custa menos de 3 euros e da pra ficar bem satisfeito.
5. PARA SE PROTEGER NA ILHA, além de levar protetor solar, papete/chinelo para as praias de pedra, cremes, bandaids, etc, faca um seguro bom e barato de viagem que e obrigatório na Europa. Não compre no Brasil, pois são muito caros. Compre online em sites americanos ou ingleses. Paguei 85 reais para duas pessoas por 30 dias. No Brasil, um seguro com a mesma cobertura e período, custa no mínimo 230 reais.



6. PARA VISITAR NA ILHA, não deixe de ir em todas as praias. Leve um óculos de natação que ocupa pouco espaço e permite desfrutar das águas cristalinas em todas as praias. Visite as praias de KAMARI, PERISSA (ambos extremos de cada uma, pois são bem diferentes), BLACK, RED e WHITE, Cidade de Santorini (Thira), Cidade de Oia, onde voce encontra o melhor por-do-sol do mundo, Mosteiro, Antiga Thira - historia e arqueologia, Antigo e Novo Portos, Aeroporto, Museu do Vinho, Descida e Subida ao porto desde a cidade de Thira, utilizando-se dos burricos para um trajeto e do teleférico para o outro. Faca o passeio de dia inteiro que custa 20 euros por pessoa para conhecer as ilhas do vulcão e de Thirassia, as águas mais cristalinas e azuis de toda a região.
7. PARA IGNORAR NA ILHA... não deixe que a falta de educação de alguns locais estraguem a beleza da ilha. A falta de acostamentos e calçadas pode preocupar um pouco, mas com cuidado, tudo fica tranquilo. Por isso, o QUAD é importante. Mais seguro que as motos e com motor de apenas 100cc, limitando a velocidade.

Se desejar mais informações e dicas, pode me pedir que enviarei com o maior prazer. Tenho alguns vídeos no meu canal do YOUTUBE. Acesse: www.youtube.com/user/fernandotargas.

Em breve, postarei sobre mais lugares que conhecemos, como Atenas, Istanbul, Roma, Paris, Milão, Londres, Madrid, Barcelona, Genebra, Lisboa, Basel, Freiburg, Titisee, Konstanz, Pamukkale, Éfeso, Croácia, Eslovénia, Kusadasi, etc. Também vou postar sobre o Brasil, nordeste, sul, centro, etc. Se quiser dar sugestões, fique a vontade!

Um abraço e MUITA viagem com POUCO dinheiro!
FMT
fernandotargas@hotmail.com

Um comentário:

  1. Olá... Quero viajar de Atenas para Santorini com a minha mãe, pela minha rota está será a única ilha que conseguiremos visitar e quero que seja incrível :)

    Vi poucas pessoas tomando banho de mar e sim de piscina, tem algum problema com as praias da ilha para banhar-se ou isso foi só a preferência das pessoas?

    Esse quadriciclo dá para duas pessoas? É fácil de conduzir? Me falaram que era melhor alugar uma motinho pq eles não tem muita estabilidade :S é verdade?

    Obrigada pelas dicas :)

    ResponderExcluir